quinta-feira, 12 de agosto de 2010

                                        'FIB - a nossa felicidade'   

 O conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) nasceu em 1972, em um pequeno país, chamado Butão, localuzado no Himalaia, quando o rei butanês Jigme Singya Wangchuck questionou se o Produto Interno Bruto seria o melhor índice para designar o desenvolvimento de uma nação.
Desde então, o reino do Butão começou a praticar esse conceito e atrair a atenção do resto do mundo com a sua nova fórmula para o cálculo de riqueza de um país, que considera outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Através dos quatro pilares da FIB, economia, cultura, meio ambiente e boa governança, derivam-se 9 domínios de onde são extraídos indicadores para que a “Felicidade” de uma nação seja avaliada em:

- Bem-estar psicológico

- Meio Ambiente

- Saúde

- Educação

- Cultura

- Padrão de vida

- Uso do tempo

- Vitalidade Comunitária

- Boa Governança


O FIB também da algumas dicas como:





Dica 01

Ensine para uma criança o valor do dinheiro.



Dica 02

Não se leve tão a sério.



Dica 03

Invista em alguma coisa que você só vai aproveitar no futuro.



Dica 04

Descubra que você é o melhor em alguma coisa.



Dica 05

Matricule-se em um novo curso



A felicidade é um objetivo que o FIB pretende atingir, quando conhecemos o FIB temos imediata certeza sobre a sintonia deste conceito.

O FIB também nos dá dicas como manter nosso corpo em forma, sobre o mundo, sobre a mente, sobre nosso dinheiro e sobre tudo nos manter felizes

Nenhum comentário:

Postar um comentário